A Nvidia anunciou que assinou um novo contrato de seis anos de licenciamento cruzado com a Intel. A partir de 18 de janeiro de 2011, a Intel pagará à Nvidia um total de 15 bilhões de dólares em taxas de licenciamento para a futura utilização de tecnologias da Nvidia. O novo acordo foi feito em tempo útil antes do último expirar, em 31 de março de 2011.
Sob o novo acordo, a Intel terá acesso contínuo a toda a gama de patentes da Nvidia. Em troca, a Nvidia receberá este total de 15 bilhões de dólares, a ser pago em parcelas anuais, e manterá o uso de patentes da Intel, excluindo os processadores x86 proprietários, memória flash, e certos chipsets da plataforma Intel.
Além do licenciamento cruzado, este é o resultado formal de um acordo de paz entre as duas gigantes do hardware: a Nvidia a Intel concordaram em retirar todas as disputas jurídicas existentes entre elas. Isso pode não ser tão significativo quanto a velha no tícia de compra da ATI pela AMD , mas significa que as duas companhias serão mais fortes de agora em diante.
Jen-Hsun Huang, presidente e CEO da Nvidia, disse que "este acordo sinaliza uma nova era para a Nvidia. Nosso licenciamento cruzado com Intel reflete o valor substancial de nossas tecnologias de computação visual e paralela. Ele também ressalta a importância de nossas invenções para o futuro da computação pessoal, bem como a expansão dos mercados de computação móvel e nas nuvens".
Nenhum comentário:
Postar um comentário